O que você faria com uma hora livre no meio das suas tardes? Se a resposta fica na dúvida cruel entre correr para a academia ou afundar no sofá para uma soneca, seus problemas acabaram! Por mais bizarro que possa parecer, uma das maiores redes de academias da Inglaterra acaba de anunciar uma nova “modalidade” que promete unir essas duas atividades tão díspares.
Leia também: Engenheiros criam bolhas de água “comestíveis” para ajudar a salvar o planeta
Batizada de napercise – junção das palavras inglesas “nap” e “exercise”, ou “ soneca ” e “exercício” –, a aula de uma hora consiste em 15 minutos de alongamento muscular e 45 minutos de soneca, digamos, intensa. Tudo com direito a camas confortáveis, edredons, temperatura ambiente controlada e máscara tapa-olhos.
Segundo o site oficial da rede de academias David Lloyd, o público-alvo do napercise é formado por exaustos e estressados de toda estirpe – em especial, mães e pais. “A natureza frenética da vida moderna faz com que algumas pessoas não consigam dormir o suficiente. Se você tem filhos pequenos, então, uma noite bem dormida é um verdadeiro luxo”, afirma o comunicado. “Nossas novas aulas foram criadas para revigorar a mente, o corpo e até mesmo queimar algumas calorias.”
Leia também: Após “acidente” na escola, pai norte-americano surpreende ao resgatar sua filha
Pode até parecer uma pegadinha do malandro, mas o fato é que inúmeros estudos sugerem que sonecas no meio do dia são extremamente benéficas. Segundo uma recente pesquisa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, sonecas de 30 a 60 minutos no meio do dia ajudam a melhorar a memória e a diminuir a tensão, por exemplo.
De acordo com a mídia britânica, a estratégia de lançamento da nova modalidade começará no próximo final de semana. Aulas experimentais de soneca já foram agendadas em uma unidade da rede de academias. Dependendo do resultado e da opinião dos alunos, o napercise poderá virar uma opção permanente.
Leia também: Artista russo cria obras incríveis com a sujeira acumulada em carros e caminhões