Passei boa parte da minha adolescência amargando algumas frustrações. Como eu, guitarrista e roqueiro devoto desde que me entendo por gente, fui nascer exatamente no ano em que os Beatles acabaram? Por que diabos os Sex Pistols lançaram a pedrada “Nevermind the Bollocks” quando eu tinha apenas sete anos de idade? E a injustiça suprema: como meus pais não me deixaram ver o primeiro Rock in Rio ao vivo e in loco, na Cidade do Rock??? Afinal, eu já tinha 14 anos...
Leia mais: Mictórios inteligentes são instalados a céu aberto nas ruas de Paris
Esse sentimento de “nasci na época errada, no lugar errado” foi finalmente minimizado quando ouvi o Nirvana pela primeira vez, no começo dos anos 1990. A mistura perfeita do senso melódico de Paul McCartney e a fúria de Johnny Rotten fizeram a minha cabeça imediatamente. Enfim, sentia-me representado por um ídolo da minha geração.
Para celebrar os 50 anos de Kurt Cobain, comemorados neste 20 de fevereiro, esta coluna resolveu compilar algumas das frases mais marcantes do músico. Sempre na fronteira entre a depressão e o hedonismo, Cobain tinha como poucos o dom de cutucar feridas – as dele mesmo e aquelas que afligiam os jovens do final do século 20. Prepare-se para ser provocado.
“A obrigação da juventude é desafiar a corrupção ”
“Querer ser alguém diferente é um desperdício da pessoa que você é”
“O bem existe em todos nós. Acho que eu amo tanto as pessoas que isso faz com eu me sinta triste demais”
Veja também: Conheça Hilda, a pin-up plus size perdida desde os anos 1960
“As drogas são uma perda de tempo. Elas destroem as suas memórias, o seu respeito próprio e tudo aquilo que compõe a sua autoestima”
“Quando você morre, encontra a felicidade e sua alma segue em frente. Não tenho medo de morrer, espero paz total depois da morte. Tornar-me outra pessoa é a minha maior esperança”
“Um amigo é nada mais que um inimigo conhecido”
“Gosto de reclamar e não fazer coisa alguma para melhorar a situação”
“Ninguém morre virgem. A vida f*** todos nós”
“Obrigado pela tragédia. Preciso dela para criar a minha arte”
“A prática leva à perfeição, mas ninguém é perfeito. Então, por que praticar?”
“Eles riem de mim porque sou diferente. E eu rio deles porque são todos iguais”
“Eu gostaria de me livrar dos sexistas, homofóbicos e racistas que veem os nossos shows. Eu sei que eles estão por aí”
Leia mais: Cientistas criam tecnologia que lê as mentes de pacientes incomunicáveis