Neste sábado (21), o time da Chapecoense entra em campo pela primeira vez após a tragédia que abalou o mundo do futebol e comoveu o Brasil, no final de 2016. O jogo tem como objetivo arrecadar dinheiro para o clube e as famílias dos mortos no acidente aéreo na Colômbia, que deixou 71 vítimas. Além disso, o clube receberá a taça de campeão da Copa Sulamericana de 2016.
LEIA MAIS: Alemães misturam yoga com cerveja e criam nova febre
O evento é mais um exemplo do poder mobilizador do esporte, especialmente do futebol. Com certeza, os torcedores assistirão a mais um espetáculo no qual camisas, bandeiras e distintivos de todos os times do mundo estarão unidos pelo bem maior.
Esta coluna revirou o baú do esporte bretão e relembra sete histórias que mostram como o futebol pode ser do bem.
1938-1943

Pouco antes e durante a Segunda Guerra Mundial, vários jogos entre nações rivais aconteceram pelo velho continente. Em um deles, realizado em Londres, 55 mil espectadores arrecadaram oito mil libras para a Marinha.
LEIA MAIS: Quebrou? Rasgou? Detonou? Inspire-se a transformar o estrago em arte
1949

Assim como aconteceu com a Chape, toda a delegação do Torino, da Itália, foi vítima de um desastre aéreo. Com apenas quatro rodadas para o término do campeonato italiano, o time juvenil foi a campo e garantiu o título ao clube de Turim.
1969

Durante uma excursão do Santos pela África, o rei Pelé literalmente interrompeu a guerra que assolava o Congo depois da sua independência.
2004

Comandada por Ronaldo Nazário, a seleção brasileira parou as ruas do Haiti para o amistoso conhecido como Jogo da Paz. O país caribenho enfrentava uma sangrenta guerra civil.
2008

Os torcedores do Curva Nord, time da série B italiana, arrecadaram seis mil euros para a compra de painéis de energia solar para a comunidade Sahawari, que ocupa territórios no norte da África.
LEIA MAIS: Agora é oficial: museu Star Wars será construído em Los Angeles
2015

Três dias depois da série de atentados que matou 129 pessoas em Paris, as seleções da França e da Inglaterra entraram no lendário estádio de Wembley, em Londres, para um amistoso histórico. O ponto alto foi o hino francês, cantado em uníssimo por todos os presentes.
2016

Durante as partidas da Bundesliga, o campeonato alemão, torcedores de vários times levantaram faixas e cartazes de apoio aos refugiados que chegavam à Europa.