Em um mês – de janeiro para fevereiro – a Secretaria Nacional da Juventude registrou o aumento em 14 mil de cadastrados no cartão digital ID Jovem, que concede meia-entrada em programas culturais e passe livre nos ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais.
Até ontem eram 36.511 os cadastrados no ID Jovem, que foi lançado no fim do ano passado.
O novo secretário da Juventude, Assis Filho, comemora, mas diz que há muito o que avançar e que conta com o esforço coletivo de colaboradores em todos os estados – houve uma reunião com os coordenadores estaduais semana passada.
Leia também: Dinheiro na praça: governo prepara MP para microcrédito orientado
A partir de março, Assis vai percorrer todas as capitais e cidades-pólo do interior numa caravana para divulgação do ID.
O cadastro tem tido a ajuda de prefeituras e dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Minas Gerais lidera com 5.851 cadastros, seguida de São Paulo (5.573), Bahia (3.788), Rio (3.269) e Ceará (2.330) no rank dos cinco com maior número de beneficiados.
A meta da SNJ é alcançar 15 milhões de jovens em todo o País. Há força-tarefa nos Estados entre os órgãos sociais para o engajamento. Mas o maior obstáculo até agora são os donos das empresas de ônibus, que não querem perder dinheiro