Com a economia respirando – mas ainda longe do ideal – o Governo federal prepara o lançamento através de Medida Provisória do ‘Microcrédito Orientado’, com fomento e vinculação a bancos oficiais.
O objetivo é turbinar o comércio e setor de serviços. Um grupo de empresários e comitês interministeriais esboça a proposta, autorizada pelo presidente Michel Temer.
O ex-deputado Sandro Mabel está à frente do programa. O ‘Orientado’ crava que o crédito será condicionado a um curso intensivo do beneficiário para o bom uso do financiamento, que pode ser realizado pelo Sistema S ou ONGs – ainda a definir.
LEIA TAMBÉM: Relator da reforma da Previdência sofre pressão por adiamento
Informes nas mãos da equipe econômica apontam que o pequeno e micro empresário quebram também por mau uso do dinheiro de empréstimo. Daí o curso.
Dados do Governo indicam que o grande empresário brasileiro está com dinheiro, mas tem medo de investir diante do cenário de incertezas, a despeito da pequena melhora do quadro político. Enquanto os bancos, com receio de calote, seguram empréstimos e aumentaram os juros. Desta forma a economia travou.