Terno de Reis: fé, tradição e cultura pelas ruas da cidade
O Dia de Reis, evento católico que lembra o dia em que Jesus Cristo recebeu a visita de três Reis Magos, foi celebrado com sucesso pelas ruas de Conceição do Almeida, na Bahia
Por Romário de Oliveira |
Terno de Reis é como são chamadas as canções, ou os pequenos grupos de músicos que as realizam, que têm como referência a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus. “Terno de Reis das Rosas circulou pelas ruas da cidade para louvar o Deus Menino, resistindo e preservando a nossa cultura e fortalecendo a nossa identidade”, declarou Mariangela Carvalho, orgulhosa com o sucesso do evento.
As ruas de Conceição do Almeida, interior da Bahia, ficaram ainda mais bonitas e coloridas com a tradição que se baseia nos relatos da Bíblia e datas fixadas posteriormente pela Igreja, segundo os quais os chamados Três Reis Magos iniciaram sua procura por Jesus. “Há mais de 60 anos que eu venho festejando essa tradição”, orgulha-se a professora Marina Santos. “Fico muito feliz em reunir crianças, jovens e idosos para festejar a festa dos Três Reis Magos, percorrendo as ruas da cidade."
Leia também: Sua pele saudável, viçosa, brilhante e hidratada no verão
Roupas festivas, paetês, flores e alegorias, levaram para as ruas de Conceição do Almeida beleza, fé, tradição e cultura. “É a certeza de que a tradição será mantida”, garante Marilson Carvalho. “Estou cansada, porém feliz”, suspirou Fátima Cruz, sempre animada, caracterizada como “a velha”. Ao lado do marido e da filha Izadora, que deu um show na roda de samba, Fátima era só alegria. “O Terno das Rosas encheu a cidade de alegria e beleza. Muita gente deixou as suas casas para assistir a nossa apresentação”, comemorou.
Leia também: Qual é o seu sonho para um Brasil melhor em 2018?
Cantaram, rezaram, dançaram e comemoraram. A população da cidade mantêm uma tradição de origem portuguesa relacionada a essa história bíblica. Tradicionalmente, percorrem as casas da cidade comemorando o Dia de Reis. “Fiquei emocionada. A queima de palhinhas acendeu ainda mais a minha fé”, revelou dona Maria da Conceição Cerqueira Oliveira, conhecida carinhosamente como “Dona Veinha”, após receber o cortejo em sua residência. E viva o Terno de Reis!