undefined
Divulgação
Manifestação cultural, a festa do Congado está no calendário oficial da secretaria de Cultura de Uberlândia (MG)

Fé, tradição e cultura. O Congado é uma manifestação religiosa e, ao mesmo tempo, cultural, que contempla as raízes africanas tratando de três temas principais: a aparição mariana de Nossa Senhora que entregou um rosário a São Domingos de Gusmão, a vida de São Benedito que era de origem moura e, por fim, a representação da luta do rei Carlos Magno contra as invasões mouras.

Leia também: No ritmo do samba. As raízes do gênero musical

undefined
Divulgação
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, responsável pela realização do evento, completou 100 anos

De origem e composição predominantemente afrodescendente, o laço racial, geográfico, cultural e étnico fortalece a identidade, as tradições e a memória dos antepassados africanos no exílio e escravidão das Américas. O congado , manifestação cultural e religiosa afro-brasileira que constitui-se em um bailado dramático com canto e música que recria a coroação de um rei do Congo está no calendário oficial da secretaria de Cultura de Uberlândia (MG).

Leia também: Documentário sobre igualdade social mostra o lado bom das favelas do Rio

undefined
Divulgação
No Congado, o laço racial, geográfico, cultural e étnico fortalece a identidade e a memória dos antepassados africanos

Atualmente, são cerca de 4.000 congadeiros contemplando a grande festa, fora os grupos de outras cidades como Ituiutaba, Monte Alegre de Minas e Araguari, que geralmente participam das atividades. A mobilização começa com leilões, sorteios e coleta de doações voluntárias por parte da comunidade. A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, responsável pela realização do evento, foi registrada em 1916 e completou seu centenário em 2016.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!