Fogo de Santelmo
Reprodução
Imagens foram compartilhadas por tripulação de uma aeronave norte-americana

Na última semana, a tripulação de um avião militar do Reino Unido capturou imagens de um raro fenômeno meteorológico em uma região próxima ao Equador. O evento, conhecido como Fogo de Santelmo, se parece com uma "chuva de raios" e foi registrado de dentro da aeronave.

"Este fenômeno elétrico não é perigoso, mas normalmente quer dizer que você está cercado por uma tempestade", escreveu a Força Aérea na publicação feita nas redes sociais com o vídeo do evento, capturado pela aeronave C-17.

Ainda de acordo com o texto, as imagens foram filmadas durante voo pela Zona de Convergência Inter Tropical, conhecida por circundar toda a Terra, próxima da linha do Equador, e por ser o local em que as correntes de ar vindas do Norte e do Sul convergem.

Segundo a enciclopédia Britânica, o fenônemo, que também é conhecido como descarga de corona , é "comumente observado na periferia das hélices e ao longo das pontas das asas, pára-brisa e nariz de aeronaves voando na neve seca, em cristais de gelo ou perto de tempestades".

O Fogo de Santelmo é normalmente visto durante tempestades de raios quando o solo abaixo está carregado de eletricidade e há uma alta voltagem elétrica no  ar entre a terra e as nuvens. "Essa voltagem faz com que as moléculas de ar sejam destruídas, o que faz o gás dentro delas brilhar", explicou o engenheiro elétrico Willian Beaty, em entrevista à rede de TV ABC.

    Veja Também

      Mostrar mais