Pantanal: A área atingida pelas queimadas pode levar até 50 anos para se regenerar
ESTADÃO CONTEÚDO
Pantanal: A área atingida pelas queimadas pode levar até 50 anos para se regenerar

O instituto Nacional de Pesquisa e Estátistica( INPE ) divulgou nesta terça(7), dados sobre queimadas em todos os biomas brasileiros referentes ao período de Janeiro e Setembro deste ano.

O Pantanal, situado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é o que tem situação mais preocupante. Apenas no mês de setembro teve 14% de sua área queimada. Nos 9 meses de 2020 foram 33 mil km² de seu bioma consumidos pelas queimadas, essa área equivale a soma do território de Alagoas e do Distrito Federal.

No ano, 26,5% do Bioma foi subtraído, sendo o estado do Mato Grosso , que detêm a menor parte do Pantanal no país, o mais afetado pelas chamas, perdendo 2,16 milhões de hectares.

Para efeito de comparação, 2005 tinha sido o ano com os maiores registros de queimadas em um único ano, com 27.472 km². O INPE começou com as medições em 2002.

OUTROS BIOMAS

A Floresta Amazônica também foi muito afetada pelas queimadas, tendo a maior perda de área desde 2010. Até setembro foram 62.311 km² de área destruída, em 2010 foram 96.020.

O Pampa , na região sul do país, também registrou números jamais antes vistos. 6.044 km² de sua região foi levada pelo fogo, ultrapassando 2003, quando 2.488 km² de sua área foi queimada.

Já a Caatinga e o Cerrado registraram queda em relação aos períodos anteriores. A Mata Atlântica se mateve estável.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!