xavante
Adriano Gambarini/OPAN / BBC News Brasil
Terra indígena Xavante


Ministério da Defesa recuou da decisão tomada na última quinta-feira (6) de interromper as ações contra crimes ambientais na terra indígena Mundukuru, no Pará. Segundo o ministério, os indígenas pediam pelo fim das ações. Mas a Defesa anunciou nesta setxa-feira (7) que vai retomar o combate ao crime ambiental. 


Na quarta-feira (6) o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, visitou a terra indígena e foi alvo de protestos . O grupo de manifestantes chegou a impedir a decolagem de um helicoptero e um avião.

Em nota, o Ministério da Defesa informou que interropção das ações atendeu aos pedidos da população da região. Segundo o ministério, representantes dos Mundukurus estiveram em Brasília e conversaram com representantes da pasta do Meio Ambiente.

O vice-presidente, Hamilton Mourão, comentou o assunto: "Eles sabem que tem ouro lá. Nós temos que parar de tapar o sol com a peneira e entender que o indígena tem que ter o direito de explorar a riqueza que tem na terra dele dentro dos ditames da nossa legislação. A partir daí, ele terá acesso às benfeitorias, ao progresso material da humanidade", afirmou Mourão.

Leia a íntegra da nota do Ministério da Defesa:


NOTA À IMPRENSA


O Ministério da Defesa (MD) informa que já foi autorizado, nesta sexta-feira (7/8), o reinício das operações nas terras indígenas Munduruku, no âmbito da Operação Verde Brasil 2.


As operações haviam sido temporariamente suspensas, por um dia, na quinta-feira (6/8), atendendo à solicitação dos indígenas, para permitir avaliação de resultados e a realização de encontro de representantes dos indígenas com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília.


Ainda na quinta-feira (6/8), representantes dos indígenas Mundurukus foram transportados para Brasília, em aeronave C-95 da Força Aérea Brasileira. Eles foram recebidos no MMA e apresentaram seus pleitos e preocupações.
Nesta sexta-feira (7/8), os representantes dos indígenas regressaram às suas terras, também em aeronave da Força Aérea Brasileira.


Ressalta-se que a Operação Verde Brasil 2 permanece ativa e atuante em toda Amazônia Legal. Todas as ações referentes à Amazônia são coordenadas no âmbito do Conselho Nacional da Amazônia Legal, presidido pelo Vice-Presidente da República.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!