Bolzano fica em região montanhosa da Itália
Wikimedia Commons
Bolzano fica em região montanhosa da Itália


Um estudo feito por uma instituição de Bolzano , no extremo-norte da Itália , apontou que 78% das superfícies montanhosas em todo o mundo sofreram uma redução na quantidade de neve entre 2000 e 2018.   

O relatório é de autoria do centro de pesquisas Eurac Research , que tem as montanha s como um de seus principais focos de trabalho. O estudo se baseou em 18 anos de imagens de alta resolução feitas por satélites para montar um quadro mais claro das mudanças climáticas nessas regiões.   

“Podemos ver, por exemplo, que, em 78% das áreas observadas, a neve diminuiu”, disse Claudia Notarnicola, vice-presidente do Instituto de Observação da Terra do Eurac Research e autora do estudo.

Leia também: Índia tem redução nas emissões de CO2 pela primeira vez em quatro décadas

“Acima de 4 mil metros de altitude, a maior parte dos parâmetros observados piorou: aumentou a temperatura, diminuiu a extensão da superfície nevada, diminuíram as precipitações, a neve derrete antes”, acrescentou.   

Segundo Notarnicola, uma das exceções é a Rússia , em cujas montanhas a superfície nevada aumentou. “Na realidade, isso se deve à elevação das temperaturas, que, mesmo permanecendo abaixo de zero, sobem alguns graus. Em combinação com a umidade do ar, isso favorece a formação de neve”, explicou

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!