Região de Chernobyl foi atingida por incêndio florestal
Reprodução/SSTC
Região de Chernobyl foi atingida por incêndio florestal


O incêndio florestal que se espalhou pela zona de exclusão de Chernobyl nos últimos dias foi contido pela chuva que caiu na região nesta terça-feira (14), de acordo com informações divulgadas pelo Governo da Ucrânia . O comunicado oficial diz que “não há fogo aberto” no local, mas que ainda existe uma “queimada vagarosa no chão da floresta”.

Os primeiros indícios de fogo foram registrados no dia 4 de abril e, desde então, mais de 400 bombeiros foram mobilizados no combate. De acordo com o escritório russo da ONG Greepeace , esse é o pior incêndio da região desde a explosão nuclear de 1986.

Leia também: Perda de oxigênio do oceano gerou extinção em massa anterior aos dinossauros

Segundo Yaroslav Yemelianenko, diretor da associação de guias de Chernobyl, o fogo chegou a atingir Pripyat, cidade fantasma próxima à usina nuclear. A proximidade das chamas com o reator e um local de armazenamento de resíduos radioativos causou preocupação nos especialistas.

Outro fator que gera apreensão é a possibilidade de nuvens de fumaça radioativa serem levadas pelo vento a lugares habitados, como a capital Kiev. Ainda existe o temor de que o vento reascenda o fogo, apesar de as autoridades garantirem que não há maiores riscos.

Transparência

A postura do presidente da Ucrânia , Volodymyr Zelenskiy, diante do ocorrido, vem sendo bastante criticada. Pressionado por mais trasparência, ele se pronunciou sobre o caso apenas na segunda-feira. “A sociedade tem o direito de saber a verdade e de estar em segurança”, limitou-se a dizer.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários