Impacto da mudança climática pode extinguir recifes de coral
Getty Images
Impacto da mudança climática pode extinguir recifes de coral


Todos os recifes de coral do mundo estão em risco e podem ser destruídos totalmente até 2100. A previsão é fruto de pesquisas feitas por cientistas da Universidade de Manoa, no Hawai, e está completamente ligada às mudanças climáticas.

A expectativa é que algo entre 70% e 90% do total de recifes de coral do mundo desapareça nos próximos 20 anos, em razão do aquecimento dos oceanos, da poluição e da água ácida. Já no período de 80 anos é possível que não reste nenhum vestígio do ecossistema.

Diante desta previsão assustadora, existem esforços de cientistas que trabalham na  restauração de corais em laboratório, antes de colocá-los em ambientes marinhos. A medida, no entanto, não vem sendo o suficiente para despertar otimismo.

Pessimismo

A maior parte do oceano onde os recifes do coral vivem não será habitável até 2045, e a tendência, segundo simulações feitas pelos cientistas, é que as condições continuem piorando se nada for feito.

Leia também: Ursos polares estão magros demais porque gelo derretido dificulta a caça

“Tentar limpar as praias é ótimo, e tentar combater a poluição é fantástico. Mas, no fim do dia, lutar contra as mudanças climáticas é o que nós precisamos fazer para proteger os corais”, alerta Renee Setter, um dos pesquisadores da Universidade de Manoa.

Todos perdem

A destruição dos corais terá impacto direto para os humanos. Segundo dados da VIgilança de Corais da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo contam com os recifes como fonte de proteína para se alimentar. Além disso, os recifes de corais protegem linhas costeiras.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!