Baratas voadores
Pixabay
As baratas são alvo de várias crenças e mitos.

Tradicionalmente associadas com ambientes sujos e coisas negativas, as baratas são animais alvos de diversos mitos e despertam a curiosidade de diversas pessoas. Dentre as crenças mais populares, estão as de que as baratas sobreviveriam à uma explosão nuclear e de que elas são capazes de viver sem cabeça. Descubra se esses boatos são verdadeiros e saiba mais sobre o inseto:

Leia também: Bolsonaro pede apoio de ruralistas a projeto de exploração de terras indígenas 

1 - Baratas voadoras

Apontado como uma das característica mais amedrontadoras dos animais, o voo das baratas é algo raro de se ver.  Normalmente, os insetos só levantam voo em situalções nas quais se sentem ameaçados por algum outro ser. Além disso, em época de acasalamento, as baratas costumam alçar voo para encontrar parceiros.

2 - Cardápio variado

As baratas são insetos onívoros; isto é, se alimentam de diversos alimentos, dando preferência para doces , alimentos gordurosos e de origem animal. Elas também comem itens não alimentícios, como cola e secreções humanas.

3 - Flatulência

Segundo estudos de uma empresa inglesa de controle de pragas, as baratas liberam um odor similar a um pum humano. De acordo com a companhia,  os insetos  liberam mais gás metano do que qualquer outro ser vivo da Inglaterra.

Leia também: Golfinhos são mortos a tiros, e quem entregar o autor receberá 20 mil dólares

4 - Sem ar

As baratas respiram através de 20 aberturas laterais em seus corpos, que são chamados de espiráculos. Com isso, o fluxo de oxigênio em seus corpos permite que os animais consigam sobreviver por algumas horas sem ingerir oxigênio.

5 - Chocolate

Um dos boatos mais populares sobre as baratas é de que existem pedaços do inseto no chocolate . E essa informação é verdadeira. Segundo estudos, um pequeno pedaço de chocolate pode conter até oito partículas de uma barata em sua composição.

6 - Sem cabeça?

Por respirarem através dos espiráculos espalhados pelo seu corpo, as baratas conseguem viver semanas sem suas cabeças. Dessa forma, os animais só morreriam de fome, uma vez que não conseguiriam ingerir nenhum alimento.

Leia também: População de botos-cinza na Baía de Guanabara é a menor registrada até hoje

7 - Sobrevivem à radiação?

Apesar de serem mais resistentes do que outros animais, as baratas não sobrevivem à radiação .Elas conseguem aguentar até 20 mil rads (unidade de medida de radiação); mas a bomba de Hiroshima, por exemplo, emitiu 34 mil rads. Ou seja, as baratas não sobreviveriam  à uma explosão nuclear.

Leia também: Nojo faz sentido! Baratas transmitem doenças e trazem sérios riscos; saiba mais

8 - Elas mordem

Poucas pessoas sabem que as baratas são capazes de mordem pessoas. Normalmente, os insetos só mordem as pessoas em ambientes que estão infetados pela espécie. As mordidas podem causar ferimentos na pele e provocar reações asmáticas e irritações nos brônquios. Além disso, o contato com o animal pode transmitir doenças ao ser humano.

    Veja Também

      Mostrar mais