A geleira Pine Island , localizada na Antártida , se desmanchou e formou um Icebeg de mais de 300 km², conforme informações divulgadas pela Agência Espacial Europeia ( ESA). O bloco de gelo tem um tamanho equivalente ao da Ilha de Malta.
Os cientistas da ESA começaram a monitorar a geleira em fevereiro de 2019, quando perceberam, por meio de imagens geradas pelos satélite s da missão Sentinela Copernicus, duas rachaduras de tamanho considerável.
Desde então, já era esperado que Pine Island formasse um iceberg . Uma animação feita com 57 imagens captadas pelo satélite, entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2020, mostra a velocidade com a qual as rachaduras cresceram. Assista:
Preocupação
A geleira de Pine Island, e sua vizinha Thwaites, estão perdendo gelo em grande quantidade há 25 anos. O desmanche desta semana é apenas um entre diversos eventos que geram preocupação sobre a desintegração das geleiras em razão das mudanças climáticas. No último dia 6, por exemplo, a Antártida atingiu a maior temperatura já registrada, com 18,3º C.
Leia também: Antártida atinge maior temperatura já registrada
“Os satélites estabeleceram uma vigia pela qual o público pode assistir como esses se desenrolarem em regiões remotas pelo mundo. O que é perturbador é que os dados diários revelam o ritmo dramático no qual o clima está redefinindo a ‘face’ da Antártida”, afirmou o Mark Drinkwater, cientista da Agência Espacial Europeia.