Vaga-lumes estão ameaçados pela iluminação luminosa e pelo uso de pesticidas
AP
Vaga-lumes estão ameaçados pela poluição luminosa e pelo uso de pesticidas

A perda de habitat , os  pesticidas e a  poluição luminosa estão ameaçando a sobrevivência dos vaga-lumes . Estudos feitos nos Estados Unidos indicam que várias espécies do inseto podem ser extintas se nenhuma medida for tomada a tempo.

“Se as pessoas quetem vaga-lumes por perto no futuro, nós precisamos olhar para isso coom seriedade. Vaga-lumes são insetos incrivelmente atrativos, talvez o mais amado de todos os insetos, porque eles são tão visíveis, tão mágicos”, disse Sara Lewis, professora de biologia na Tufts University, de Massachussets, em entrevista ao The Guardian.

“Eles maravilham as pessoas. Quando você está no seu jardim, ou em um parque, e nota um dele um deles, você fica impressionado. Eles são uma das poucas coisas que, universalmente, dão as pessoas a sensação de estar apaixonada pela natureza”, completa Lewis.