Vaga-lumes estão ameaçados pela iluminação luminosa e pelo uso de pesticidas
AP
Vaga-lumes estão ameaçados pela poluição luminosa e pelo uso de pesticidas


A perda de habitat , os  pesticidas e a  poluição luminosa estão ameaçando a sobrevivência dos vaga-lumes . Estudos feitos nos Estados Unidos indicam que várias espécies do inseto podem ser extintas se nenhuma medida for tomada a tempo.

“Se as pessoas quetem vaga-lumes por perto no futuro, nós precisamos olhar para isso coom seriedade. Vaga-lumes são insetos incrivelmente atrativos, talvez o mais amado de todos os insetos, porque eles são tão visíveis, tão mágicos”, disse Sara Lewis, professora de biologia na Tufts University, de Massachussets, em entrevista ao The Guardian.

“Eles maravilham as pessoas. Quando você está no seu jardim, ou em um parque, e nota um dele um deles, você fica impressionado. Eles são uma das poucas coisas que, universalmente, dão as pessoas a sensação de estar apaixonada pela natureza”, completa Lewis.

Leia também: Somália declara emergência nacional por causa de nuvens de gafanhotos 

O principal risco aos vaga-lumes é a perda de habitat, gerada pela destruição de áreas para o desenvolvimento de empreendimentos residências e comerciais. O inseto tem mais de 2 mil espécies, e algumas delas são mais ameaçadas que as outras, como é o caso do vaga-lume de Bethany Beach, no estado de Delaware. “Infelizmente, pessoas também gostam de viver na costa e houve um tremendo desenvolvimento residencial aqui”, explica Lewis.

Vulnerabilidade

Os vaga-lumes mais jovens costumam se desenvolver no subsolo ou na serapilheira, camada do solo formada pela deposição dos restos de plantas e acúmulo de material orgânico. Isso faz com que eles sejam vulneráveis a pesticidas utilizados para combater pragas.

A poluição luminosa , causada pelo uso massivo de luz artificial nas cidades, também é responsável pela morte dos insetos. Considerados importantes para o ecossistema, vaga-lumes contribuem para o equilíbrio como predador de lesmas e caracóis.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!