Raoni é líder indígena
AFP
Raoni é líder indígena



No mês passado, Raoni Metuktire entrou oficialmente na lista de concorrentes ao Nobel da Paz em 2020. A campanha vem se espalhando pelas redes sociais acompanhada da hashtag #RaoniNobel. Sua vitória representaria um prêmio inédito ao Brasil

O diplomata, que dialoga com o mundo dos brancos em nome dos povos indígenas , vive na aldeia Metuktire. O local é cercado pela Floresta Amazônica no norte de Mato Grosso - um dos estados com maior conflitos e assassinatos indígenas, segundo o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) - onde vivem cerca de 320 índios caiapós.

Leia também: Holofotes de Bolsonaro aumentam chance de Raoni vencer o Nobel da Paz

A postura de Bolsonaro contra Raoni e as políticas do governo relacionadas ao meio ambiente e aos povos indígenas podem servir de combustível para que o Brasil ganhe seu primeiro prêmio Nobel . O cacique conta que seu pai o alertava desde criança de que caberia a ele fazer a mediação entre brancos e o povo caiapó, de tradição guerreira.

Os governos costumam apoiar seus conterrâneos que tem chance de receber o prêmio . Mas no Brasil acontece o contrário com o caso Raoni . A campanha “# RaoniNobel começou a tomar força justamente no momento em que Jair Bolsonaro passou a atacar o cacique em público. Em uma de suas últimas declarações, o presidente desdenhou da preocupação em torno dos índios e da Amazônia, dizendo que o interesse real é pelo minério não explorado na floresta.

Leia também: "Bolsonaro representa a maior ameaça ao planeta", diz Sônia Guajajara

Desde a campanha, Bolsonaro vem ameaçando não demarcar nenhuma terra indígena em seu governo e já manifestou interesse de abrir mais áreas para mineração. Em discurso na Assembleia-Geral da Onu, Bolsonaro afirmou: “Acabou o monopólio do senhor Raoni ”, dizendo não reconhecer Raoni como uma liderança.

Após o discurso de Bolsonaro da ONU , Raoni solicitou uma reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia - já que, desde a eleição, o cacique pediu para conversar com o presidente Jair Bolsonaro e o máximo que conseguiu foi uma breve reunião com a ministra Damares , onde teve tempo só para se apresentar. Em postura oposta à do presidente, Maia fumou o ‘cachimbo da paz’, garantindo que a Câmara não pautaria projetos prejudiciais aos povos indígenas .

Leia também: Opinião dos índios não será mais decisiva na exploração de áreas indígenas

Por enquanto, a grande favorita ao prêmio é a ativista sueca, Greta Thunberg , mas há um grande movimento internacional promovendo Raoni . O cantor Sting, por exemplo, foi um dos responsáveis por transformar o cacique em uma personalidade internacional. Ele declarou que não há momento mais apropriado para o cacique vencer o Nobel .


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!