Tamanho do texto

De acordo com Instituto Australis, a baleia semi-albina da espécie franca era uma fêmea que esteja sendo cortejada por outras três da mesma espécie

Hardcore

baleia arrow-options
Instituto Australis
Baleia semi-albina e outras três são vistas acasalando em Florianópolis


Na tarde de domingo (25), uma baleia franca semi-albina adulta foi avistada por moradores no Morro das Pedras em Florianópolis. Trata-se do primeiro registro de baleia semi-albina no ano de 2019. O animal estava ao lado de outras três baleias-francas de coloração comum que, de acordo com biólogos, estariam tentando se acasalar com a fêmea albina.

Leia também: Cerca de 60 baleias mortas são encontradas em praia da Islândia; confira

Segundo a Diretora de Pesquisa do Instituto Australis, Karina Groch, grupos de baleia s adultas em comportamento de acasalamento tem sido pouco avistados nos últimos anos em Santa Catarina. ” Na região é mais comum observarmos o nascimento e cria dos filhotes. O acasalamento é raro por aqui”, ressalta.

“As baleias semi-albinas geralmente são macho, uma característica genética de baleias com esta coloração, mas indivíduos fêmea podem ocorrer, e há pelo menos duas ocorrências de baleias semi-albinas fêmeas, uma na Argentina e outra na África do Sul. No entanto, ainda não há como saber o sexo da baleia grupo registrado no Morro das Pedras”, disse Eduardo Renault, Coordenador de Pesquisa do IA.