Tamanho do texto

Ventos e correntes fortes podem ser fatore que causaram o encalhamento em massa das baleias-piloto

Planeta

Baleias arrow-options
Reprodução
Cerca de 60 baleias são encontradas mortas em praia da Islândia

Um passeio turístico de helicóptero na Islândia ganhou ares macabros quando o piloto e os ocupantes do veículo avistaram dezenas de baleias mortas.O caso aconteceu perto da cidade de Longufjorur, na última quinta-feira (18).

Leia também: Ilhas Marshall são de dez a mil vezes mais radioativas do que Chernobyl

A polícia foi avisada, mas ainda não se sabe o que causou a morte das baleias . A praia é isolada, sem acesso a carros, e recebe poucos visitantes.

A foto das baleias mortas foi tirada por David Schwarzhans, piloto do helicóptero . Ele disse em entrevista ao canal de televisão BBC que estava pilotando em círculos ao redor da praia e que eles não tinham certeza se os animais eram baleias, golfinho e focas. Então ele pousou o helicóptero e contou cerca de 60 baleias. “Mas devia haver mais, porque havia nadadeiras apontando de baixo da areia”, disse.

Schwarzhans declarou ainda que a cena foi chocante e que o ambiente estava mal-cheiroso.Segundo a bióloga marinha Edda Elisabet Magnusdottir, entrevistada pelo site de notícias locais Iceland Monitor, essa espécie de baleia, a piloto, nada em grupo, então é comum que várias encalhem ao mesmo tempo.

A especialista ainda explicou que essa espécie de baleia vive em águas profundas, e quando elas entram em águas mais rasas, a tendência é que fiquem desorientadas. “Elas usam a ecolocalização para orientação, mas estar em águas rasas e arenosas parece aumentar sua desorientação”, diz.

Leia também: Em 200 dias, Brasil liberou mais agrotóxicos que a União Europeia em oito anos

Outros fatores que podem ter causado o encalhamento em massa das baleias são fortes correntes e ventos.