tubarão
Mark Grace/Noaa
Nova espécie de tubarão foi encontrada em 2013 por pesquisador da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional

Pesquisadores americanos anunciaram a descoberta de uma nova espécie de 'tubarão miniatura'  ( Mollisquama mississippiensis ) que brilha no escuro e que mede apenas 14 centímetros.

Leia também: Filhote de tubarão devora irmãos dentro do útero da mãe; assista

O primeiro espécime do ' tubarão americano de bolso', como ele foi apelidado, foi encontrado em 2010, no Golfo do México. Ele só voltou a ser visto em 2013, pelo pesquisador Mark Grace, da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (Noaa, na sigla em inglês), órgão que faz parte do Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Este é apenas o segundo minitubarão dessa mesma família capturado, sendo que o primeiro foi uma fêmea de 40 centímetros encontrada em 1979 no Oceano Pacífico.

tubarão
Divulgação/Mark Grace
Ilustração do tubarão divulgada por Mark Grace

De acordo com artigo publicado por Grace junto a professores da Universidade de Tulane , de Nova Orleans, o pequeno animal possui a característica da bioluminescência, já que expele um fluído brilhante por meio de uma glândula localizada em suas barbatanas dianteiras. Ou seja, o minitubarão brilha no escuro.

"Essa característica foi visualmente examinada, embora a estrutura ficou muito danificada pela sua preservação no freezer. Além disso, há pequenos pontos escuros distribuídos em várias outras áreas do corpo que, superficialmente, assemelham-se a agregações fotóforas. Desse modo, baseado nos estudos dessa família e da avaliação visual, pode se concluir de que o  Mollisquama mississippiensis é um animal bioluminescente", escreveu Grace.

Leia também: Câmeras flagram tubarão sendo engolido vivo por peixe gigante; assista

O nome científico do 'tubarão americano de bolso' foi dado em alusão ao Sistema do Rio Mississippi, que alimenta a fauna do Golfo do México, onde o animal foi capturado.

tubarao
Reprodução
Imagem destaca local por onde tubarão de bolso expele fluído que brilha no escuro



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!