Sete canoístas foram surpreendidos por uma baleia jubarte enquanto navegavam na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, nessa segunda-feira (17). Em vídeo capturado pelas testemunhas, a baleia fica próxima ao grupo e salta da água, dando uma pirueta antes de mergulhar novamente.
Leia também: Japão reinicia pesca comercial de baleias, mesmo com risco de extinção
O flagrante aconteceu durante a manhã, nas proximidades da ilha Gadernal. Em sua conta do Instagram, a presidente do Quebra-Mar, Marcela Carrocino, compartilhou as imagens da baleia e afirmou que foi “um presente” ter presenciado o salto. “Nossos corações transbordaram de emoção”, escreveu.
É comum que baleias e golfinhos ‘passeiem’ por essa parte do litoral carioca, principalmente nesta época do ano. Só neste ano, foram registradas, pelo menos, três ocorrências. Segundo o Projeto Baleia Jubarte , esses mamíferos não costumam ser agressivos, mas devido ao seu tamanho – que circula em média de 16 metros de comprimento e peso de 30 toneladas – qualquer reação rápida dos animais pode resultar em algum acidente para quem estiver perto.
Leia também: Tradição promove banho de sangue e mata 250 baleias e golfinhos nas Ilhas Faroé
Assista ao flagrante da baleia abaixo: