baleia
Reprodução/Twitter
Salto da baleia chegou até a balançar barco em que canoístas estavam

Sete canoístas foram surpreendidos por uma baleia jubarte enquanto navegavam na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, nessa segunda-feira (17). Em vídeo capturado pelas testemunhas, a baleia fica próxima ao grupo e salta da água, dando uma pirueta antes de mergulhar novamente.

Leia também:  Japão reinicia pesca comercial de baleias, mesmo com risco de extinção

O flagrante aconteceu durante a manhã, nas proximidades da ilha Gadernal. Em sua conta do Instagram, a presidente do Quebra-Mar, Marcela Carrocino, compartilhou as imagens da baleia e afirmou que foi “um presente” ter presenciado o salto. “Nossos corações transbordaram de emoção”, escreveu.

É comum que baleias e golfinhos ‘passeiem’ por essa parte do litoral carioca, principalmente nesta época do ano. Só neste ano, foram registradas, pelo menos, três ocorrências. Segundo o Projeto Baleia Jubarte , esses mamíferos não costumam ser agressivos, mas devido ao seu tamanho – que circula em média de 16 metros de comprimento e peso de 30 toneladas – qualquer reação rápida dos animais pode resultar em algum acidente para quem estiver perto. 

Leia também: Tradição promove banho de sangue e mata 250 baleias e golfinhos nas Ilhas Faroé

Assista ao flagrante da baleia abaixo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!