undefined
Reprodução/Youtube
Moradores russos flagram ursos polares invadindo prédios públicos, guarnições militares e creches da região

O arquipélago ártico russo de Novaya Zemlya declarou estado de emergência, nesse sábado (9), após dezenas de ursos polares famintos invadirem residências e prédios públicos da região.  Segundo o jornal The Washington Post , o fenômeno acontece como consequência do aquecimento global, já que o derretimento das geleiras do Polo Norte está forçando os ursos a passarem mais tempo em terra e competirem com os humanos pela comida.

Leia também: Animais de Brumadinho só são sacrificados a tiros "em último caso", diz coronel

O chefe da administração local no nordeste russo, Zhigansha Musin, afirmou que os animais são constantemente encontrados dentro de guarnições militares e em blocos de apartamentos. "Nunca houve uma invasão em massa de ursos polares ", declarou. "Eles literalmente perseguem pessoas".

A situação fez com o arquipélago de cerca de três mil habitantes pedisse ajuda às autoridades russas que estão avaliando a situação e não descartam a realização de abates, a fim de garantir a segurança da população local. A medida é pensada já que as patrulhas com veículos, buzinas e cães, que estão sendo realizadas na área, parecem não surtir efeito contra os animais, que não se sentem intimidados e, por isso, não reagem.

Leia também: Testemunha de Jeová é condenado a seis anos de prisão na Rússia por "extremismo"

Segundo as autoridades regionais de Arkhangelsk - a que o arquipélago está submetido - se todas as outras medidas falharem "atirar nos animais pode ser a única medida forçada possível". A Rússia classifica os ursos polares como uma espécie ameaçada de extinsão e, devido a isso, é proibido atirar neles por lei.

Alexander Minayev, vice-chefe da região, afirmou que os moradores estão sendo atacados e vendo suas casas serem invadidas pelos animais. “As pessoas estão assustadas, estão com medo de sair de casa, os pais têm medo de deixar as crianças irem para as escolas e creches."

Leia também: Quase metade das mortes de animais no litoral de São Paulo tem relação com lixo

Em filmagens feitas pelos moradores é possível observar os animais se alimentando de lixeiras nas ruas, passeando por espaços desabitados, por prédios comerciais e até por playgrounds. No último mês, o alto funcionário do Ministério da Defesa anunciou que centenas de prédios militares em desuso localizados na região haviam sido demolidos, depois que ursos polares se instalarem em seu interior.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!