undefined
Reprodução/Instagram
O tubarão, cuja espécie não representa perigo aos humanos, nadava tranquilamente a poucos metros de um surfista

O vídeo de um tubarão nadando a poucos metros de um surfista está fazendo muito sucesso nas redes sociais. De acordo com o Daily Mail , a filmagem foi feita com um drone na região de Margaret River, no oeste da Austrália, no começo de abril, mas só foi compartilhada nas redes sociais no último sábado (11).

Leia também: 'Momento relaxante', diz mulher flagrada em caiaque cercado de tubarões brancos

O responsável pelas imagens é Blair Ranford, que avistou o tubarão  e, imediatamente, avisou o surfista sobre a presença do animal. Depois disso, decidiu registrar todas as cenas para, então, publicá-las nas redes sociais. Assista ao vídeo publicado em seu Instagram Sharky Aerials :

“Ele [o surfista ] nunca tinha visto isso e ficou impressionado quando viu a filmagem”, disse Ranford, cujo drone estava a 400 metros de altura quando registrou o animal da espécie dos tubarões-cobre, que não são uma ameaça para humanos e podem ser vistos com frequência durante a temporada de salmão no país. Apesar disso, esse parece "não estar se importando" com a presença do atleta. 

Depois que as imagens viralizaram, o australiano percebeu que estar na água sem perceber a presença de tubarões pode ser algo mais comum do que se imagina. “Essa é a realidade da maioria das vezes quando esses peixes e os humanos se encontram em nossos oceanos. Na maior parte do tempo, não percebemos que eles estão lá’, explicou.

“É claro que, em ocasiões raras, o interesse dos animais faz da situação perigosa para os humanos, mas isso é muito difícil de acontecer”, frisou.

Leia também: Trio rouba tubarão de aquário nos EUA e foge com animal em carrinho de bebê

Como se prevenir de ataques de tubarão

undefined
Creative Commons/Wikimedia
O australiano decidiu publicar alguns cuidados básicos para prevenir eventuais problemas com um tubarão

Ele aproveitou a situação para dar algumas dicas para banhistas. “Há muito o que podemos fazer para ajudar a reduzir os já pequenos riscos de ataques de animais no oceano”, escreveu. “Temos que prestar atenção nos sinais que a água nos dá, como a presença de focas e até mesmo baleias próximas da costa”.

Também lembrou que golfinhos e tubarões costumam se alimentar das mesmas colônias de peixe, sendo mais um alerta que pode complementar apetrechos específicos que espantam os animais de chegarem perto dos surfistas.

Leia também: Dupla cria apetrecho com cheiro de animais mortos para evitar ataques de tubarão

Por fim, ele deu uma dica especial para os australianos: existem aplicativos de celular que alertam sobre a presença de um tubarão na área onde você está. “Não podemos nunca esquecer que o oceano é um ambiente selvagem”, finalizou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!