undefined
Reprodução/Quinton Paul Josop
Josop informou que a girafa Kudu estava caminhando despreocupada com um osso de outro animal na boca

Uma girafa mastigando um osso foi flagrada por visitantes de um safári na África do Sul. A cena surpreendeu as pessoas que estavam na Reserva de Caça Sabi Sand, porque elas tinham o conhecimento de que girafas são animais herbívoros – ou seja, que não comem carne.

Leia também: Baleia morre depois de ingerir 29 quilos de resíduos plásticos jogados no mar

O visitante Quinton Paul Josop, responsável pelos registros fotográficos da cena, informou ao Daily Mail que a girafa estava caminhando despreocupada com o osso de outro animal na boca. Ele diz tê-la visto andando em direção a um arbusto, mas parando no meio do caminho para pegar parte do esqueleto no chão.

Girafa carnívora?

Antes dessa, outras girafas já foram observadas aderindo a uma dieta a base de proteína animal, como é o caso de Tony, que vive no Open Plains Zoo, na Austrália. Até então herbívoro, o animal foi visto por biólogos e veterinários do local comendo coelhos mortos, o que também deixou os frequentadores do parque surpresos.

undefined
Reprodução/independent.co.uk
Estudo da Universidade de Nevada, Estados Unidos, mostrou que as girafas mastigam ossos de animais para obter cálcio

Segundo o ex-oficial de experiência de visitantes do zoológico, Goldie Pergl, muitas pessoas que presenciaram a cena inusitada alegaram “que a experiência e a imagem que tinham criado sobre as girafas haviam sido destruídas pelo fato delas estarem comendo carne atualmente”.

Leia também: Crocodilo canibal de cinco metros é flagrado devorando outro na Austrália

Os cuidadores desses animais na reserva Sabi Sand explicaram ainda que Kudu, como é chamada, não é a única a fazer isso. Outras duas da espécie, apelidadas de Nyala e Impala, também passaram a mastigar ossos. “Elas tem esse hábito mais no inverno, quando a seca e a comida não costumam ser tão ricas em minerais”, explicaram.

Outros visitantes que estavam presentes no local afirmaram que a ‘grandona’ mastigou um pedaço da carcaça (que não sabem a qual animal pertence) por aproximadamente 20 minutos. No entanto, para a equipe do local, não há necessidade de espanto, já que algo tão comum para elas pode ser explicado por uma questão de saúde, conhecida como osteofagia. 

Leia também: Homem morre após ser atacado e pisoteado por elefante em templo no sul da Índia

Um estudo realizado em 2013 por pesquisadores da Universidade de Nevada, Estados Unidos, mostrou que a girafa  mastiga ossos de animais para obter o cálcio e o fósforo necessários para o bem-estar de seu próprio esqueleto. Ela também consome chifres e marfim para se manter nutrida e saudável, o que afasta a ideia de ingestão de ossos por prazer e evidencia sua natureza divergente da dos carnívoros. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!