Um rato gargalhando e um filhote de urso polar pendurado no traseiro da mãe são apenas dois dos momentos hilários que foram eternizados em imagens finalistas no The Comedy Wildlife Photo Awards , o prêmio de fotografia que premia flagrantes engraçados na vida selvagem.
A competição acontece anualmente e apresenta fotografias de momentos desastrosos, recortes irônicos e ângulos cômicos da vida selvagem . Em muitas das fotos, a graça é colocar os animais em flashs humanizados, causando o riso.
De 3,5 mil fotos inscritas, foram escolhidas 5 campeãs e diversas menções honrosas que mostram diferentes espécies em momentos inusitados - e até mesmo íntimos.
A fotografia vencedora da edição 2017 do prêmio foi a do húngaro Tibor Kercz, que mostra uma coruja caindo de um galho. Na imagem, ela parece pedir socorro para as amigas, enquanto escorrega de uma árvore.
Leia também: Geminiana? Mulher aparece com "duas caras" em fotografia com o namorado
De acordo com a BBC , Kercz é um engenheiro químico que se aventura na fotografia animal desde 2013. Seu prêmio na competição será um safári no Quênia.
Categorias – no céu, no mar, na terra
Outra finalista foi uma tartaruga estapeando um peixe no fundo do mar. A qualidade da foto de Troy Mayne é um charme a parte no momento engraçado. Essa foi a foto vencedora da categoria "Fundo do Mar".
Em algumas das imagens, grupo de animais parecem estar conversando e fofocando. Os olhares surpresos ou entediados dão o tom da comédia. Há também o 'urso gente boa' e o macaco mal humorado.
Na categoria "Em Terra", a vencedora foi a foto de Andrea Zampatti, do rato se divertindo na flor. Já na categoria "No Ar", quem ganhou foi a imagem de John Threlfall, que mostra um pato voador, que parece ter deixado um rastro no céu.
O concurso, traduzido do inglês, 'Prêmio de Fotografia de Comédias da Vida Selvagem' tem, segundo seus criadores, a intenção de usar o humor para incentivar esforços de conservação da vida animal.
Leia também: Concurso mundial destaca "melhor" da fotografia amadora e profissional