Na noite desta sexta-feira (6), Júpiter estará em destaque no céu , oferecendo condições ideais para observação e fotografia. O fenômeno ocorre devido à oposição do planeta ao Sol , que acontecerá no sábado (7).
Neste alinhamento, a Terra estará posicionada entre o Sol e Júpiter, deixando o planeta no ponto mais próximo do nosso planeta.
Com uma magnitude de -2.8, Júpiter apresentará brilho intenso, superando sua luminosidade usual. Sua face estará completamente iluminada pelo Sol, proporcionando visibilidade destacada a olho nu e ainda mais detalhes para quem utilizar instrumentos como binóculos ou telescópios.
As condições são ideais para identificar as faixas coloridas de nuvens que caracterizam o gigante gasoso e observar suas quatro maiores luas — Io, Europa, Ganimedes e Calisto.
O melhor horário para acompanhar o fenômeno será das 19h15 de sexta até as 5h de sábado. Júpiter poderá ser visto na direção leste, movendo-se em direção ao oeste ao longo da noite.
Procure um bom local
Para garantir a melhor experiência, recomenda-se procurar locais altos, com céu limpo e baixa poluição luminosa.
Mesmo a olho nu, Júpiter aparecerá como uma estrela fixa de tom amarelado, diferindo de outros astros pelo brilho constante.
Astronomicamente, Júpiter segue uma órbita elíptica ao redor do Sol, completando um ciclo orbital a cada 12 anos.
Sua distância da Terra varia, tornando eventos como este uma oportunidade única para observadores e entusiastas da astronomia.