Vulcão Monte Olimpo, capturado pela câmera HRSC
Adomas Valantinas
Vulcão Monte Olimpo, capturado pela câmera HRSC

Cristais de gelo de água perto de vulcões em Marte foram descobertos pela primeira vez, resultado de observações das sondas ExoMars e Mars Express, missões não tripuladas da Agência Espacial Europeia.

O anúncio foi feito por cientistas nesta segunda-feira (10), que explicaram que a descoberta ocorreu na região de Tharsis, um grande planalto vulcânico. Até então, estudiosos consideravam impossível a formação de gelo no local.

"Pensávamos que era impossível a formação disso ao redor do equador de Marte, pois a mistura de luz solar e atmosfera fina mantém as temperaturas relativamente altas tanto na superfície quanto no topo das montanhas", explicou Adomas Valantinas.

A descoberta foi realizada durante seu doutorado na Universidade de Berna, na Suíça. Atualmente, Valantinas atua como pesquisador na Universidade Brown, nos Estados Unidos.

A formação de gelo é muito fina, com espessura semelhante a um fio de cabelo humano, e cobre uma vasta área, formando-se nas horas do amanhecer. Com a luz do sol, a geada evapora. O artigo publicado na revista Nature Geoscience destaca que os cientistas estão animados com a descoberta.

Outro ponto revelado é que, durante as estações mais frias em Marte, a quantidade de água que passa entre a superfície e a atmosfera equivale a aproximadamente 60 piscinas olímpicas por dia.

A região de Tharsis é conhecida por seus vários vulcões. Os cientistas afirmam que essa descoberta levanta novas questões sobre a formação e distribuição de água em Marte. Há grande interesse no tema, pois a presença de água poderia viabilizar a ocupação do planeta por humanos em futuras missões de exploração.

Planejamento da Nasa

A NASA planeja enviar cientistas a Marte para explorações ainda no fim da próxima década. Existe também o sonho de estabelecer civilizações no planeta vermelho, embora isso deva levar muitas décadas para se concretizar.

Contudo, essa ambição é alvo de críticas, especialmente de ambientalistas. Alguns defendem que governos, como os dos Estados Unidos, China e Rússia, deveriam direcionar os recursos destinados às pesquisas espaciais para a prevenção de desastres climáticos na Terra.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp