A China anunciou, nesta sexta-feira (25), que planeja construir a sua primeira base lunar até 2028, permitindo que astronautas possam fazer missões no local.
O projeto é um importante passo do país no desafio ao domínio da exploração espacial pela Nasa, a agência espacial americana. De acordo com o portal de notícias chinês Caixin, a base lunar será alimentada por energia nuclear.
"Os nossos astronautas poderão ir à lua provavelmente dentro de 10 anos", disse Wu Weiran, designer-chefe do programa de exploração lunar da China.
A China aumentou suas ambições no espaço nos últimos anos. Os planos posicionaram o país como concorrente direto dos EUA. A Nasa tem uma sonda no planeta vermelho e busca enviar novos astronautas à Lua ainda nesta década, por meio das missões Ártemis.
Tanto a China quanto os EUA estão gastando bilhões de dólares não só para levar seres humanos para a Lua, mas também para conseguir recursos que poderiam favorecer a vida na superfície lunar.
Em 2019, a China foi o primeiro país a levar um veículo para o outro lado da Lua e depois divulgou as suas primeiras amostras lunares obtidas pela exploração.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .