Primeira imagem de Júpiter feita pelo James Webb
Nasa
Primeira imagem de Júpiter feita pelo James Webb

A Nasa divulgou, nesta quinta-feira (14), as primeiras imagens de Júpiter feitas pelo seu novo telescópio James Webb . A divulgação acontece alguns dias após a agência norte-americana publicar os primeiros registros do espaço feito pelo instrumento.

As fotos de Júpiter foram feitas por meio de infravermelho, e na imagem é possível ver também a Grande Mancha Vermelha, uma região da atmosfera do maior planeta do Sistema Solar onde ocorre uma tempestade capaz de "engolir a Terra", de acordo com a Nasa.

“Combinadas com as imagens de campo profundo divulgadas no outro dia, essas imagens de Júpiter demonstram a compreensão completa do que Webb pode observar, desde as galáxias observáveis ​​mais fracas e distantes até planetas em nosso próprio quintal cósmico, que você pode ver a olho nu de seu quintal real”, disse o cientista Bryan Holler, que ajudou a planejar as observações, em comunicado divulgado.

Outro ponto interessante que pode ser observado nas novas imagens do James Webb é a Europa, uma das 79 Luas de Júpiter. Ela está localizada à esquerda do planeta na foto.

Fotos de Júpiter mostram as luas do maior planeta do Sistema Solar
Nasa
Fotos de Júpiter mostram as luas do maior planeta do Sistema Solar

Thebes, acima da Europa, e Metis, à direita do planta, são outras Luas que aparecem nas imagens.


Os astrônomos estavam ansiosos para ver as fotos de Júpiter porque elas seriam a prova de que o telescópio pode observar os satélites e anéis localizados perto dos planetas.

"Eu não podia acreditar que vimos tudo tão claramente, e quão brilhantes eles eram. É realmente emocionante pensar na capacidade e oportunidade que temos para observar esses tipos de objetos em nosso sistema solar", disse Stefanie Milam, vice-cientista do projeto Webb para ciência planetária.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!