Robô chinês capturou imagens e sons de Marte
Reprodução//Administração Espacial Nacional da China
Robô chinês capturou imagens e sons de Marte

O robô chinês Zhurong está em Marte desde maio de 2021 e capturou sons e  imagens do planeta vermelho com uma câmera removível que foram divulgadas em vídeo pela Administração Espacial Nacional da China no domingo (27). Veja o vídeo abaixo

O Zhurong "faz companhia" para a sonda Perseverance da Nasa e explora uma área conhecida como Utopia Planitia. Sua missão é de estudar o solo e atmosfera de Marte em um tempo inicial de três meses. O robô pesa 240 quilos e carrega seis instrumentos, incluindo um sistema de espectroscopia a laser (para detectar elementos de superfície, minerais e tipos de rochas), leitores de imagens topográficas e multiespectrais, de campo magnético e de clima, e câmeras panorâmicas, além de possuir um radar para penetração no solo.

Segundo Jia Yang, designer-chefe do sistema Tianwen-1 do robô, o propósito do dispositivo de gravação é capturar os sons do vento em Marte para ouvir como os ventos soam em um planeta diferente da Terra. 

O vice-comandante do primeiro programa de exploração de Marte da China, Liu Jhizong afirmou em entrevista à CCTV que "com os arquivos [de vídeo, imagem e áudio] que lançamos desta vez, incluindo os sons gravados quando nosso rover de Marte deixou o módulo de pouso, podemos realizar análises aprofundadas do ambiente e da condição de Marte, por exemplo, a densidade da atmosfera".

A China é o segundo país do mundo a explorar o solo marciano, atrás apenas dos Estados Unidos que estuda o planeta vermelho com a sonda Perseverance desde fevereiro de 2021. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!