Primeiro robô móvel será enviado à Lua em 2023
Ponciano/Pixabay
Primeiro robô móvel será enviado à Lua em 2023

A NASA planeja enviar seu primeiro robô móvel à Lua no fim de 2023 para buscar gelo e outros recursos na superfície lunar. A operação também deve fazer com que uma mulher pouse na Lua pela primeira vez na história. A agência divulgou um relatório nesta semana com mais detalhes sobre a missão.

A missão do Volatiles Investigating Polar Exploration Rover, ou VIPER, faz parte do programa Artemis e ajudaria a  NASA a mapear recursos no Polo Sul lunar que poderiam ser colhidos para exploração humana de longo prazo na Lua. O projeto conta com o uso dos primeiros faróis em um rover lunar, para ajudar na exploração da área, e funcionará com base na energia solar.

Segundo o comunicado, o design do  rover é um aprimoramento de um antigo modelo robótico também feito para explorar a Lua, chamado Resource Prospector, mas que teve a operação cancelada no início de 2018. 

À superfície lunar, o robô levará quatro instrumentos, que já tiveram suas versões anteriores testadas, para evitar riscos no desempenho.


Primeira mulher na Lua

Além do envio do rover , a missão também vai incluir pousar a primeira mulher na superfície lunar. Ela será um dos dois membros da tripulação, abrindo caminho para missões sustentáveis ​​de exploração lunar com a tripulação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!