Astronautas foram recebidos por equipe que já estava na ISS
Reprodução/Nasa
Astronautas foram recebidos por equipe que já estava na ISS

Uma equipe de quatro astronautas  chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) neste sábado, a bordo da cápsula Crew Dragon Endeavour, da empresa SpaceX, informou a Nasa, agência espacial americana. Essa foi a primeira tripulação enviada ao espaço por um foguete reciclado de um voo espacial anterior.

A cápsula Endeavour , também fazendo seu segundo voo, foi lançada ao espaço na sexta-feira no topo do foguete SpaceX Falcon 9, do Kennedy Space Center da Nasa, na Flórida. A SpaceX é a empresa de foguetes comerciais de Elon Musk.

A primeira fase do acoplamento ao complexo da estação espacial teve início às 6h08 (Horário de Brasília), enquanto a nave voava 425 quilômetros acima do Oceano Índico, informou a Nasa.

A segunda ocorreu 10 minutos depois, quando 12 ganchos foram conectados com segurança entre a Endeavour e a porta da ISS. "Captura completa, bem-vinda Crew-2 ", disse a comandante da ISS, a astronauta Shannon Walker, dos Estados Unidos.

Você viu?

"Obrigado Shannon, estamos felizes por estar aqui, veremos todos vocês em alguns minutos", respondeu o comandante da Endeavour, seu compatriota Shane Kimbrough.

Em seguida, o vestíbulo entre a cápsula e a estação começou a ser pressurizado para que as escotilhas da Endeavour e do laboratório orbital possam ser abertas. Uma cerimônia de boas-vindas é esperada para 8h45.

A bordo estava a equipe formada por dois astronautas da Nasa — o comandante da missão Shane Kimbrough, de 53 anos, e a piloto Megan McArthur, de 49 anos — junto com o astronauta japonês Akihiko Hoshide, de 52, e o especialista em missões Thomas Pesquet, de 43, um engenheiro francês da Agência Espacial Europeia.

A missão, chamada de Crew-2 , marca a segunda equipe de estação espacial operacional a ser lançada pela Nasa desde que os EUA retomaram o voo de astronautas para o espaço partindo de solo americano no ano passado, após um hiato de nove anos. É também o terceiro voo tripulado lançado em órbita sob a parceria público-privada da Nasa com a SpaceX .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!