A nova espécie foi batizada como
DIVULGAÇÃO/BAYER
A nova espécie foi batizada como "Ceratina (Ceratinula) fioreseana"

Pesquisadores da Bayer descobriram uma espécie de abelha  na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Água Fria de Goiás, no Entorno do Distrito Federal

A descoberta foi batizada de Ceratina (Ceratinula) fioreseana, em homenagem à família Fiorese, proprietária da terra e a primeira a fazer parte do projeto da empresa no Brasil. A espécie foi identificada a partir do trabalho de Heber Luiz Pereira, pesquisador responsável pelo monitoramento da diversidade de polinizadores na fazenda, e Favízia Freitas de Oliveira, pesquisadora taxonomista de abelhas do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ibio-UFBA).

De acordo com Favízia, o trabalho na fazenda da família Fiorese começou em 2017. "Nós coletamos alguns espécimes da nova espécie (fêmea e macho). Além destas, identificamos mais 72 outras espécies de  abelhas nativas brasileiras, durante uma avaliação rápida para monitoramento de diversidade de polinizadores, efetuada no entorno da lavoura de soja", afirma.

Identificação

A identificação das espécies ocorreu em áreas de reserva ambiental da propriedade onde foi recuperada a vegetação nativa, com plantas e árvores do cerrado. Além disso, também foram instalados sete apiários e três hotéis de abelhas no local, estrutura de madeira desenvolvida pela empresa, na qual as abelhas solitárias podem construir seus ninhos. Isso facilitou o monitoramento das variedades.

A nova espécie é classificada como solitária, caracterizada por não viver em colônias e atuar como polinizadora-chave em ecossistemas naturais e agrícolas. Dos subgêneros registrados, a Ceratina (Ceratinula) é a mais diversificada, com 38 espécies nas Américas, sendo 15 encontradas no Brasil.

"A  espécie descoberta é facilmente distinguida pelo padrão de manchas faciais e cor amarelo-mel das pernas, assim como a genitália masculina bastante diferenciada em relação à espécie mais próxima, a Ceratina (Ceratinula) manni Cockerell, encontrada no Nordeste brasileiro", reforça a pesquisadora.