Cometa Neowise visto da Estação Espacial Internacional
Divulgação / Nasa
Cometa Neowise visto da Estação Espacial Internacional

O cometa Neowise vai dar um show particular para os moradores do Hemisfério Sul nesta semana. O cometa, que rendeu imagens surpreendentes durante a passagem pelo Hemisfério Norte, está previsto para cortar os céus do Brasil no final deste mês.

A previsão é que nesta terça-feira (21) e na próxima terça (28), o fenômeno astronômico seja visto no país. O cometa irá "descer" pelos céus brasileiros, aparecendo primeiro para a região Norte, depois Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e por fim, Sul. Em São Paulo, a primeira aparição está prevista para a próxima sexta-feira (24), enquanto no domingo (26) todo o país poderá observar o Neowise.

A composição do cometa e a velocidade com que os gases da cauda são expedidos, além de condições atmosféricas possíveis são alguns dos fatores que podem não garantir que o fenômeno seja observado a olho nu. No entanto, locais mais altos e sem poluição luminosa serão mais favorecidos para a tentativa de observação.

A expectativa é que o cometa aparece logo após o pôr do sol, por volta das 18h30, na direção noroeste, a uma elevação de 15º. Ou seja: bem na linha do horizonte.

Binóculos astronômicos ou de longo alcance podem ajudar. Lugares altos, sem interferências das luzes artificiais, com horizonte livre de obstáculos possíveis são recomendados para que a observação aconteça, caso a noite esteja com céu firm, sem nuvens.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!