Dois astronautas dos Estados Unidos e um astronauta russo voltaram para a Terra nesta sexta-feira (17) após uma missão de seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS). Ao chegarem em uma base no Cazaquistão, eles afirmaram que encontraram uma situação "surreal" no mundo.
Leia também: Presidente do CNPq é demitido e descobre pelo Diário Oficial
Andrew Morgan, Jessica Meir e Oleg Skriposhka foram os primeiros astronautas que estavam na ISS e que voltaram para a Terra após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Apesar do pouso ter sido realizado com sucesso na base, que é localizada a 147 quilômetros de distância da cidade de Jezkazgan, os responsáveis pela recepção dos astronautas precisaram passar por testes de coronavírus e utilizaram roupas especiais para a operação.
Meir, protagonista da primeira caminhada espacial realizada somente com mulheres, definiu como " surreal " a atual situação do planeta. "Foi surreal, é como se estivéssemos voltando para um planeta completamente diferente", disse a astronauta norte-americana.
Pouco antes de deixar a Estação Espacial Internacional, Andrew Morgan gravou um tour pelo local com o astronauta italiano Luca Parmitano, no qual mostram as instalações e a janela panorâmica.