Múmia deitada em maca arrow-options
Leeds Teaching Hospitals/Leeds Museums and Galleries
Estudo com múmia foi feito no Reino Unido

Um grupo de cientistas do Reino Unido divulgou um aúdio que simula como seria a voz de uma múmia egípcia de três mil anos. O som da fala é do sacerdote Nesyamun e foi criado a partir da reconstrução do trato vocal da múmia com ajuda de uma impressora 3D e uma laringe eletrônica.

O arquivo de som foi publicado nesta quinta-feira (23) em um artigo na revista científica  Scientific Reports . Segundo os autores da publicação, a técnica permitiu produzir um único som - algo entre as palavras em inglês "bad" (mau) e "bed" (cama).

Leia também: Suco de múmia? Cidadãos criam petição para beber água de sarcófago de 2 mil anos

Ainda de acordo com os pesquisadores, o som provavelmente não é uma reprodução perfeita da voz do sacerdote. Isso porque o corpo mumificado perdeu grande parte da língua ao longo dos últimos três milênios.

"Fizemos um som fiel para o trato vocal no estado em que se encontrava, mas não esperávamos uma reprodução exata da fala, dado o estado da língua", afirmou o coautor do estudo David M. Howard, da Universidade Royal Holloway de Londres, no Reino Unido.

Leia também: Múmia de princesa inca morta em sacrifício religioso é devolvida para a Bolívia

Por conta dessa dificuldade, os autores também explicam que o modelo criado não é suficiente para formar palavras ou frases inteiras. Eles confirmam, no entanto, que estão sendo feitos trabalhos para que isso seja possível no futuro.

Ouça o áudio:


    Veja Também

      Mostrar mais