Planeta

Chuva de meteoros Perseidas costuma acontecer sempre nessa época do ano
Divulgação/Nasa/Bill Ingalls
Chuva de meteoros Perseidas costuma acontecer sempre nessa época do ano

Quem gosta de observar o céu já sabe que dia 12 de agosto é uma data especial no calendário de eventos astronômicos. É nessa época em que, todos os anos, somos presentados com o pico da chuva de meteoros Perseidas.

Leia também: Asteroide maior que o Empire State deve passar perto da Terra na próxima semana

Neste ano o melhor horário para observar a chuva de meteoros será na madrugada desta segunda (12) para terça-feira (13), das 3h até o amanhecer, ao leste, sentido de onde nasce o Sol. Na madrugada de terça para quarta (14) provavelmente ainda será possível ver mais meteoros , ainda que em menor intensidade do que no dia anterior.

O fenômeno será melhor visualizado nos estados brasileiros do Norte e Nordeste, já que a chuva de meteoros é visível a partir da constelação de Perseu, situada mais ao Norte do Equador Celeste. Nesta região do Brasil será possível ver entre 50 e 60 meteoros por hora nesta madrugada.

Você viu?

Leia também: Nasa envia projeto de estudantes brasileiros à estação espacial

Segundo o professor de astronomia James Solon, fundador e coordenador do grupo pernambucano AstroPE, que se dedica a divulgar informações sobre astronomia, é possível observar os meteoros no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil também, mas com uma visibilidade menor.

Nas cidades maiores, a poluição luminosa pode atrapalhar o espetáculo, mas não é impossível visualizar o fenômeno pelo céu. “Já ouvi relatos de pessoas que conseguiram ver alguns meteoros em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo”, disse Solon, em entrevista à Planeta . Mas quem mora no interior ou conseguir se afastar dos grandes centros terá o privilégio de tentar ver as estrelas cadentes – nome popular dos meteoros – diretamente do seu quintal.

A chuva de meteoros Perseidas é resultado de fragmentos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, que tem um período orbital de 133 anos. Seu último periélio, ou seja, o período em que ele se aproximou mais do Sol, foi em 1992. Sua próxima aproximação está prevista para o ano de 2126.

Leia também: Vídeos originais da chegada do homem à Lua são leiloados por quantia milionária

Todos os anos, quando a Terra atravessa esses fragmentos deixados pelo cometa, esses detritos se chocam com a atmosfera terrestre. O ar superaquece e brilha, e esse brilho é o fenômeno que chamamos de meteoro .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!