Ministro Marcos Pontes explicou acordo do Brasil com os Estados Unidos
Geraldo Magela/Agência Senado
Ministro Marcos Pontes explicou acordo do Brasil com os Estados Unidos


O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, usou a sua participação na audiência das comissões de Ciência e Tecnologia e de Relações Exteriores no Senado, nesta quinta-feira (28), para explicar que o acordo firmado entre Brasil e Estados Unidos pelo uso da base de Alcântara, no Maranhão, não inclui ações militares.

Leia também: Bolsonaro baixa o tom e diz que atrito com Maia é "página virada"

Segundo Marcos Pontes , houve muita “desinformação” com relação ao acordo com os Estados Unidos e que o risco de ataque à soberania do País não existe. O ministro ressaltou que o controle da base continua nas mãos do Brasil.

“Vocês vão ver que é muito diferente do que foi dito. O Brasil controla o centro de lançamento como um todo. Tanto as operações do centro como o acesso a qualquer parte do centro”, garantiu o ministro Pontes.

Com relação às informações de que os Estados Unidos poderiam utilizar a base em Alcântara para ataques aéreos em um possível confronto com a Venezuela, o ministro afirmou que será impossível, já que o controle militar é apenas brasileiro.

Leia também: Uso da Base de Alcântara pelos EUA deve enfrentar resistência no Congresso

“O acordo não permite o lançamento de mísseis, não tem nada a ver com a parte militar. É proibido”, disse Pontes.

No texto divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores na última semana, está explícito que Os norte-americanos poderão, sem aviso prévio, ingressar em áreas restritas de tecnologia para realizar inspeções e verificações. Na explicação dada pelo ministro nesta quinta-feira (28), o Brasil também terá acesso a qualquer lugar que possua componentes dos EUA.

“Os Estados Unidos permitem que o Brasil lance foguetes e satélites, de qualquer nacionalidade, que possuam componentes americanos. Em troca, nós garantimos que vamos proteger essa tecnologia americana”, explicou.

Leia também: Bolsonaro bajula Trump e se apresenta como quebra de "tradição antiamericana"

Astronauta, Marcos Pontes foi um dos primeiros ministros confirmados por Jair Bolsonaro após as eleições. Ele participou da viagem e do encontro do presidente com Donald Trump.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!