undefined
Reprodução/ Revista Current Biology

Crânio da baleia Maiabalaena, que não apresenta arcada dentária

Cientistas da revista “Current Biology” publicaram um estudo, nesta quinta-feira (29), que revela a descoberta de um fóssil de baleia chamada Maiabalaena (que significa ‘baleia mãe’), de 33 milhões de anos,. O destaque é a ausência de dentes e barbatanas (‘cerdas’ de queratina que têm o papel de filtrar a água).

Leia também: Baleia beluga é vista no Rio Tâmisa, na Inglaterra, e preocupa ambientalistas

O fóssil encontrado em rochas em Washington, capital dos Estados Unidos, foi analisado pelos cientistas, que chegaram à conclusão de que a característica peculiar da baleia expressa uma posição intermediária na linha de evolução.

A Maiabalaena veio depois dos primeiros ancestrais que apresentavam arcada dentária, mas precederam as baleias mais modernas que apresentam barbatanas. Simplificando, isso significa que as baleias perderam os dentes antes que pudessem ter barbatanas.

Segundo o estudo, os mistérios por trás da transição funcional dos dentes para as barbatanas ainda permanece desconhecida, já que a semelhança entre origem e estrutura ainda é pouco clara.

A análise a ausência dessas características na Maiabalaena é compatível com estudos feitos recentemente que mostram que, tanto a perda dos dentes, quanto a origem das barbatanas, são transformações evolutivas independentes, ou seja, não apresentam a mesma base estrutural e têm genéticas separadas.