A primeira lua fora do Sistema Solar, do tamanho e Netuno, pode ter sido encontrada pelos telescópios Kepler e Hubble
Reprodução/The Guardian

Astrônomos acreditam terem descoberto a primeira “exolua”, ou seja, a existência de uma lua fora do Sistema Solar. Segundo informações do britânico  Guardian , ela teria o tamanho de Netuno e estaria orbitando um planeta gigante a 8 mil anos-luz da Terra, na constelação de Cygnus.

Leia também: Humanos explodem no espaço? Há duas luas em agosto? Conheça 8 mitos astronômicos

A potencial lua fora do Sistema Solar foi encontrada pelo pesquisador da Universidade de Columbia David Kipping, que procura luas gigantes há mais de uma década, e seu colega Alex Teachey, enquanto os dois analisavam as informações captadas pelo telescópio Kepler.

Dentre os aproximadamente 300 planetas distantes descobertos pelo equipamento, um deles chamou a atenção: o chamado Kepler 1625b, muitas vezes maior do que Júpiter. Os pesquisadores explicam que esse astro mostrou anormalidades em sua trajetória.

“Vimos pequenos desvios e oscilações na curva de luz, o que chamou nossa atenção”, disse Kipping. O grupo decidiu investigar a situação com mais detalhes, e para isso, os cientistas usaram 40 horas de observação gravada pelo telescópio Hubble, quatro vezes mais poderoso que o Kepler para esse tipo de investigação.

Foi assim que a potencial lua foi identificada, como um pequeno brilho que “segue o planeta como um cachorro na coleira andando com seu dono”, como descreveu o americano.