Os filhos de Stephen Hawking também anunciaram hoje que o funeral acontecerá no dia 31 de março
Divulgação
Os filhos de Stephen Hawking também anunciaram hoje que o funeral acontecerá no dia 31 de março

As cinzas do astrofísico britânico Stephen Hawking, morto aos 76 anos no dia 14 de março, serão enterradas ao lado da sepultura do grande físico Isaac Newton, na Abadia de Westminster, onde estão os restos mortais das maiores personalidades do Reino Unido. A informação foi revelada no site da igreja nesta terça-feira (20). Com informações do jornal The Guardian.

Os filhos de Stephen Hawking também anunciaram hoje que o funeral acontecerá no dia 31 de março, na Universidade de Cambridge, onde o astrofísico lecionou por 52 anos. Na declaração, os herdeiros ainda apontam que a cerimônia será fechada para família, amigos e colegas convidados.

Em nota, o reverendo John Hall, da Abadia de Westminster, afirmou ser “absolutamente apropriado que os restos mortais do Professor Stephen Hawking sejam enterrados na Abadia, perto dos ilustres colegas cientistas”. No mesmo local, Sir Isaac Newton foi enterrado na Abadia em 1727. Já Charles Darwin foi enterrado ao lado de Isaac Newton, em 1882. Outros cientistas famosos também estão nas proximidades.

Leia também: De buraco negro a inflação cósmica: Relembre as contribuições de Hawking à ciência

Os enterros mais recentes os dos físicos atômicos Ernest Rutherford, em 1937, e Joseph John Thomson, em 1940. “Acreditamos ser vital que a ciência e a religião trabalhem juntas para buscar responder às grandes questões do mistério da vida e do universo”, escreveu o reverendo.

Despedidas e homenagens

Após sua morte, a Universidade de Cambridge descreveu Hawking como "uma inspiração para milhões". Em seguida, o astrofísico recebeu o prestigioso título de professor de matemática lucasiano em Cambridge, cargo já ocupado por Newton -, que chegou à universidade em 1962 como aluno de doutorado.

Leia também: Onze frases de Stephen Hawking para relembrar o gênio da física

Lucy, Robert e Tim, filhos de Hawking, disseram que o pai “era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado permanecerão por muitos anos. Sua coragem e persistência com seu brilhantismo e humor inspiraram pessoas em todo o mundo”.

Vida e carreira 

Nascido em Oxford, na Inglaterra, em 1942, Hawking estudou na Universidade de Oxford e depois fez seu PhD em cosmologia na Universidade Cambridge , onde lecionou durante anos nas áreas de física e matemática. É professor lucasiano emérito da universidade, mesmo título concedido a a Isaac Newton. O físico também era diretor do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica na universidade.

Considerado um dos mais brilhantes cientistas da história, Hawking é reconhecido na comunidade acadêmica principalmente por suas pesquisas com buracos negros espaciais, cosmologia, mecânica quântica e pela ampliação do estudo sobre a teoria da relatividade, proposta por Albert Einstein.

Durante sua carreira, recebeu diversos prêmios e honrarias, como a Medalha Albert Einstein e a Medalha Copley .Também é detentor da Medalha Presindencial da Liberdade, maior prêmio cívil do governo dos Estados Unidos e foi condecorado comandante da Ordem Real do Império Britânico. Durante os anos 90, Hawking rejeitou o título de Cavaleiro da Rainha.

Inspirado pelo colega Carl Sagan, o físico também era famoso pela sua luta para simplificar a linguagem científica e tentar explicar conceitos complexos para pessoas leigas. Com isso, promoveu o interesse pela física e cosmologia em pessoas do mundo inteiro com o lançamento de best-sellers como "Uma Breve História no Tempo" e "O Universo Numa Casca de Noz", que venderam milhões de cópias pelo planeta. Stephen Hawking escreveu 14 livros durante sua carreira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!