Nova pesquisa concluiu que chimpanzés com status mais baixo tem maior influência sobre o bando do que alguns machos alfa. No estudo, cientistas ensinaram uma técnica para abrir uma caixa a animais "menos poderosos" e a machos alfa, separando-os em grupos para ver quem seria mais copiado.
Leia também: "Parque dos Dinossauros" da vida real: cientistas de Harvard recriam mamute
Assim, concluíram que chimpanzés em grupos com uma fêmea de hierarquia baixa conseguiram copiar melhor o comportamento ensinado do que aqueles em grupos com machos alfa usando a mesma técnica.
Apesar disso, pesquisas anteriores apontavam que primatas em cativeiro eram mais suscetíveis a aprender de membros mais dominantes. Os cientistas ainda não sabem por que se comportaram de outra forma neste novo estudo.
Uma possibilidade é que, nesse caso, os animais estavam vigiando possíveis ameaças que viesse do alfa, e não sua técnica de abertura de caixa. “Machos alfa são grandes, poderosos e tendem a 'dar chiliques', então faz sentido vigiarem seus movimentos”, afirmou o primatologista da universidade escocesa de St. Andrews, doutor Stuart Watson.
Leia também: Homens podem ser condenados a cinco anos por matarem e comerem orangotango
Outra hipótese é que os animais de status mais baixo estão menos dispostos a copiar comportamentos benéficos na presença de primatas dominantes, sugeriu a primatologista da faculdade Franklin & Marshall, nos Estados Unidos, doutora Elizabeth Lonsdorf.
Para conduzir a pesquisa, Dr. Watson estudou 30 primatas, separados em quatro grupos. Foram treinados dois machos alfa e duas fêmeas de baixo ranking, e cada um deles foi colocado em um grupo diferente. Ele usou uma caixa com dois pedaços de fruta e ensinou os animais como pegarem apenas um pedaço.
Leia também: Duelo de titãs: cobras venenosas são flagradas em batalha de vida ou morte
As duas fêmeas de menor poder hierárquico que estavam em dois grupos diferentes foram capazes de aprimorar a técnica e aprenderam como pegar os dois pedaços de fruta ao invés de um só. Em um grupo, o comportamento foi copiado por um macho alfa enquanto no outro, fêmeas de status mais altos imitaram a técnica.
O Dr. Watson não sabe dizer se chimpanzés de ranking baixo são mais capazes de desenvolver comportamentos mais inteligentes, mas acredita que seja possível, já que recebem menos comida do bando e precisam encontrar novas formas de se alimentar.