O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) lamentou nesta quarta-feira (16) a morte da estrela do vôlei brasileiro Isabel Salgado , que tinha 62 anos de idade. Nas redes sociais, o petista declarou que Isabel, além de um símbolo no mundo do esporte, foi alguém que abriu as portas para muitas brasileiras.
"Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino", escreveu o presidente eleito nas redes sociais.
Na última quarta (14), Isabel foi convidada por Lula para integrar o Grupo Técnico de Esporte no Gabinete de Transição de governo do petista. Ela chegou a participar de reunião virtual no dia em que foi internada ao se sentir mal.
O petista também abordou o tema em sua publicação.
"Uma referência tanto na quadra quanto na praia, foi convidada a integrar o Grupo Técnico de Esporte no Gabinete de Transição por sua competência como atleta e voz ativa por um país mais justo", disse.
"Meus sentimentos e solidariedade aos filhos, netos, familiares e admiradores de Maria Isabel Barroso Salgado, nossa eterna Isabel do Vôlei", concluiu.
Uma referência tanto na quadra quanto na praia, foi convidada a integrar o Grupo Técnico de Esporte no Gabinete de Transição por sua competência como atleta e voz ativa por um país mais justo.
— Lula (@LulaOficial) November 16, 2022
A ex-jogadora foi acometida pela síndrome aguda respiratório do adulto (SARA). Ela chegou a ser internada no Hospital Sírio-Libanês, mas não resistiu.
Quem foi Isabel Salgado
Nascida no Rio de Janeiro, Maria Isabel Barroso Salgado teve uma carreira no esporte marcada por vitórias, tanto no vôlei de quadra, como no de praia. Nas quadras, Isabel abriu portas e fez história ao ser a primeira jogadora brasileira a atuar na Europa, quando foi contrada pelo Modena, da Itália, em 1980. Ela tambémo participou dos Jogos Olimpícos de Moscou-1980 e Los Angeles-1984.
Após o fim da carreira nas quadras, se tornou um dos grandes nomes do vôlei de praia brasileiro, chegando a atuar ao lado de Jackie Silva e sendo campeã mundial em 1994. Após se aponsentar, virou treinadora.
Isabel deixa três filhos: Maria Clara Salgado, Pedro Solberg e Carol Solberg, todos atletas do vôlei de praia. Chegou a treinar Carol e Maria Clara, suas filhas, como dupla e desde então, estava ajudando a gerenciar a carreira dos filhos. A ex-atleta também se preparava para ajudar na pasta esportiva do governo Lula.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.