Nesta quarta-feira (16), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) afirmou durante seu discurso na COP27, em Sharm El Sheik, no Egito , que "o Brasil está de volta ao mundo". Recebido por uma plateia eufórica que gritava “Olê, olê, olê, ola… Lula… Lula” , o petista criticou o isolamento promovido pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), além de declarar que irá pedir para que a COP de 2025 seja realizada na Amazônia.
"O Brasil está de volta ao mundo. O Brasil está saindo do casulo a que ele foi submetido durante os últimos 4 anos", afirmou Lula.
"O Brasil não pode ficar isolado como ficamos nos últimos 4 anos. O Brasil não viajava para nenhum país e nenhum país viajava para o Brasil. Era como se nós tivéssemos sofrendo um bloqueio", declarou.
Segundo Lula, o bloqueio seria “contra a antidemocracia” e “o negacionismo” promovidos pelo atual mandatário do país. “Um bloqueio contra um governo que não tinha nenhum motivo, nenhuma razão, nenhum esforço para conversar com o mundo”, completou.
O presidente eleito participou do painel “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”. No local, o governador Helder Barbalho (MDB-PA) leu uma carta dos governadores pela Amazônia.
Veja o momento em que Lula é recebido aos gritos no evento:
“Ole, ole, ola… Lula… Lula”
— Patrick Greenfield (@pgreenfielduk) November 16, 2022
Big crowds waiting for @LulaOficial to speak at a side event at #Cop27 pic.twitter.com/cZuTWWL1rY