
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, pela primeira vez, um alerta severo para onda de calor na região oeste do estado. Moradores de municípios como Presidente Prudente e Araçatuba receberam a mensagem em seus celulares. As regiões estão sob alerta de grande perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Alerta enviado aos celulares pela Defesa Civil-SP
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, as temperaturas permanecerão extremamente elevadas até domingo, nove de março. Na mensagem enviada, a Defesa Civil recomenda que a população se mantenha hidratada, bebendo água regularmente, evite exposição ao sol nos horários mais quentes do dia e tenha cuidados especiais com crianças e idosos.
Próximos dias
Após um período prolongado de temperaturas elevadas, uma frente fria está prestes a atingir o Brasil, trazendo alívio para diversas regiões nos próximos dias. A onda de calor, que afetou especialmente o Sul e o Sudeste do país, deverá ser interrompida com a chegada dessa massa de ar frio.
No Rio Grande do Sul, as temperaturas têm ultrapassado os trinta e cinco graus em várias localidades, chegando próximas dos quarenta graus em algumas cidades. De acordo com a MetSul Meteorologia, essa condição persistirá até sábado, oito de março, quando uma frente fria avançará pelo estado, provocando chuvas e temporais.
Espera-se uma queda acentuada nas temperaturas a partir de domingo, (9), com máximas ao redor ou abaixo de vinte e cinco graus, representando uma redução de mais de dez graus em relação aos dias anteriores.