Onda de calor pode ser sentida de forma diferente dependendo da região
FreePik
Onda de calor pode ser sentida de forma diferente dependendo da região


onda de calor segue atingindo diversas regiões do Brasil. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Nordeste foi a região que registrou as maiores temperaturas na última quinta-feira (6), contando com três cidades no top-5. Confira:

  1. 1° - Patos (PB): 38°C
  2. 2° - São Gabriel (RS): 37,9°C
  3. 3° - Ibotirama (BA): 37,8°C
  4. 4° - Porto Murtinho (MS): 37,7°C
  5. 5° - Caicó (RN): 37,6°C

Em relação às capitais, Boa Vista (RR) foi quem atingiu a maior temperatura, com 34,3°C, seguida por Rio de Janeiro (RJ), com 33,8°C, Goiânia (GO), com 32,7°C, Campo Grande (MS), com 32,6°C, e João Pessoa (PB), que também registrou 32,6°C.

Apesar de um período prolongado de temperaturas elevadas, uma frente fria está prestes a atingir o Brasil, trazendo alívio para diversas regiões nos próximos dias. A onda de calor, que também afetou o Sul e o Sudeste do país, deverá ser interrompida com a chegada dessa massa de ar frio.

No Rio Grande do Sul, as temperaturas têm ultrapassado os 35°C em várias localidades, com registros próximos aos 40°C em algumas cidades. De acordo com a MetSul Meteorologia, essa condição persistirá até sábado (8), quando uma frente fria avançará pelo estado, provocando chuvas e temporais.

Espera-se uma queda acentuada nas temperaturas a partir de domingo (9), com máximas ao redor ou abaixo de 25°C, representando uma redução de mais de 10°C em relação aos dias anteriores.


Em Santa Catarina, a mudança climática será mais perceptível na segunda-feira, com declínio significativo das temperaturas. No Paraná, o calor persistirá no Noroeste e Norte do estado, enquanto as regiões Sul e Leste experimentarão um alívio térmico mais cedo.

No Sudeste, São Paulo sentirá os efeitos da frente fria principalmente nas regiões Sul e Leste, incluindo a capital, onde as temperaturas máximas deverão diminuir a partir de segunda-feira. Embora o clima permaneça abafado, há previsão de chuvas em vários momentos.

No Rio de Janeiro, o calor continuará, mas as máximas não serão tão extremas, com previsão de chuvas que ajudarão a manter as temperaturas abaixo dos 30°C.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!