
Um tiroteio na Cidade Alta, comunidade do Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, provocou o fechamento da Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade, e afetou a circulação de transportes na manhã desta quinta-feira (27).
Confira: Governo do Rio remove quase 600 toneladas de barricadas em um dia
A Polícia Militar está no Complexo em uma etapa da "Operação Barricada Zero", para a desobstrução de vias em áreas de tráfico na cidade. Os agentes foram recebidos a tiros por traficantes da Cidade Alta, que fica às margens da Avenida Brasil. Ainda não há informações de presos ou feridos.
Até a última atualização feita às 7h30, a Av. Brasil, que chegou a ficar completamente interditada, seguia com duas faixas fechadas nos dois sentidos. As informações foram divulgadas pela CET-Rio, o centro de controle do trânsito na cidade.
Transportes afetados
A circulação de trens urbanos do ramal de Saracuruna chegou a ser interrompida por conta da operação, mas foi normalizada pouco antes das 7h, de acordo com a Supervia, concessionária que opera o transporte.
As rotas dos ônibus também foram impactadas, com cinco linhas que precisaram ter itinerários desviados por questões de segurança. São elas: 335 Cordovil x Tiradentes; 905 Irajá x Bonsucesso; 940 Ramos x Madureira; 775 Jardim América x Madureira; e 906 Jardim América x Caju.
Barricadas incendiadas

Imagens que circulam nas redes sociais, divulgadas por moradores e pela própria polícia, mostram barricadas em chamas na manhã desta quinta. Uma grande nuvem de fumaça tomou conta da região por causa dos incêndios.
Além da Cidade Alta, a PM também atua nas comunidades do Pica Pau, Kelsons, Quitungo, Tinta, Dourados, Dique, Furquim Mendes e Guaporé, todas que compõem o Complexo de Israel.
Moradores das comunidades e de locais próximos relataram o clima de tensão vivido, bem como os transtornos para se deslocar pela região.
Operação Barricada Zero
A ação coordenada entre forças de segurança, órgãos estaduais e municípios com objetivo de remover as barricadas e desobstruir as vias em comunidades e áreas ocupadas pelo tráfico no Rio de Janeiro chegou ao seu quarto dia de operações.
Segundo o governo estadual, a ação envolve limpeza, recuperação de vias, reorganização urbana e devolução dos espaços públicos à população. Segundo balanço divulgado na terça (25), antes das operações de quarta e quinta, já haviam sido removidas 593 toneladas de materiais usados como barricadas.
As ações ocorreram simultaneamente no Rio de Janeiro e em outros municípios do estado como: Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Queimados e São Gonçalo.
O Portal iG entrou em contato com a PMERJ para novas informações e um possível balanço oficial sobre a operação desta quinta e aguarda retorno.
