Laje de Ipanema: Alexandre Cruz participou da categoria bodyboarding durante um festival em Ipanema
Affonso Dalle/@affonsodphoto
Laje de Ipanema: Alexandre Cruz participou da categoria bodyboarding durante um festival em Ipanema

As  grandes ondas de até 2,5 metros previstas para os primeiros dias dessa semana devem chegar ao fim nesta quarta-feira nas praias cariocas. A ressaca foi resultado de um ciclone extratropical, responsável por ventos fortes que chegaram à cidade.

A ressaca é resultado do tempo nublado e chuvoso no outono carioca. Além da chuva, houve aumento da umidade, e os ventos sopraram mais forte. Segundo o Climatempo, nesta terça-feira, o mar sobe no Sudeste, com ondas de até 2 metros e com ressaca durante a noite da cidade do Rio de Janeiro até São João da Barra. Já nesta quarta-feira, a expectativa é que o mar suba mais e tenha ondas de até 2,5 metros.


Para Affonso Dalle, fotógrafo e cinegrafista especializado em surf há 6 anos, essas ondas são bem comuns nessa época do ano, no entanto, ainda não se pode considerar “gigante”. 

"Essa ondulação é comum nessa época do ano. A que atinge a costa do Rio nesse momento ainda não é considerada gigante, porém vem proporcionando boas ondas para quem gosta de surfar. Acredito que amanhã [quarta-feira] possa ser o maior e melhor dia para prática do surf" afirma o fotógrafo, que também surfa e busca por ondas de consequência, mais radicais, com tubo.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), algumas frentes frias "associadas à circulação ciclônica" mais forte no oceano, provocam ventos fortes e mar muito agitado.

"O Inmet está com avisos vermelhos e laranjas para a região sul do país para as próximas horas praticamente para os três estados do sul, principalmente na parte litorânea norte do RS e SC. Condições de mudanças para o Rio de Janeiro nas próximas 24h a 36h  com queda na temperatura e pancadas de chuva, especialmente no litoral" explicou a meteorologista Marlene Leal.

Nesta quinta-feira, a tendência é que o tamanho das ondas comece a baixar. Ainda de acordo com o Climatempo, por causa das condições de vento e de mar previstas para a semana, a navegação no trecho do litoral do Rio Grande do Sul ao litoral do Rio de Janeiro é altamente desaconselhável.

Laje de Ipanema

No último domingo, a Laje de Santo Antônio, conhecida popularmente como Laje de Ipanema, na Zona Sul do Rio, recebeu o primeiro campeonato de tubos.

"Tínhamos ondas em torno de 1,5 metro e com condições perfeitas para a laje de Ipanema, com um vento Terral durante toda amanhã e com um ótimo tamanho e direção, para que a laje funcionasse da melhor forma possível, e foi o que aconteceu" disse Alexandre Cruz, que participou da categoria bodyboarding.

Ainda durante o evento, o surfista contou que tomou uma “vaca” (termo usado no surfe para quando alguém toma um caldo ou sofre uma queda inesperada da prancha) que o segurou por quase 30 segundos embaixo d´água.

"Nesse campeonato, eu tomei uma vaca e fiquei 2 ondas embaixo d água, meu estrepe arrebentou, meu ouvido comprimiu e acabei ficando em uma situação extrema, onde fiquei 22 segundos embaixo d água. Graças a Deus tudo correu bem e estávamos preparado para esse tipo de situação" contou ele, que pratica o esporte há 30 anos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!