O prefeito de Angra, Fernando Jordão, e o governador Cláudio Castro em chamada com Jair Bolsonaro
Divulgação - 03.04.2022
O prefeito de Angra, Fernando Jordão, e o governador Cláudio Castro em chamada com Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse, em videochamada com o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, e com o governador do Rio, Cláudio Castro, que a ideia é lliberar os bloqueios nas estradas afetadas pelas chuvas ainda neste domingo. As estradas BR-101 (Rio-Santos) e RJ-155 sofrem com interdições totais ou parciais diversos pontos por conta das chuvas que atingem a Costa Verde desde quinta-feira (31). Segundo Bolsonaro, "as pistas têm que estar desobstruídas para possível evacuação" nas usinas instaladas em Angra.

Mais cedo, Jordão disse ao GLOBO que havia pedido ao ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que desligasse as usinas , justamente por conta das interdições na Rio-Santos e na RJ-155. Para o prefeito, os bloqueios nas vias impediriam a aplicação do plano de emergência em caso de acidente envolvendo as usinas Angra 1 e Angra 2.

A Polícia Rodoviária Federal informou agora há pouco que outra barreira caiu na rodovia Rio-Santos. A orientação da PRF é que a população não utilize a via, por questões de segurança, já que há pelo menos 11 pontos de interdição por conta de deslizamentos de terra. Ainda segundo a PRF, o trecho da Rio-Santos entre Mangaratiba e Paraty está "totalmente instável, com queda constante de barreiras".

Subiu para 16 o número de mortes no Rio por conta das chuvas. Segundo a Defesa Civil de Angra dos Reis, foi encontrado o corpo de uma criança na manhã deste domingo. Ao todo, já são oito óbitos em Angra dos Reis, sete em Paraty e um em Mesquita.

Em Angra, os locais mais afetados foi o bairro da Monsuaba, onde as chuvas vêm causando estragos em sucessivos temporais dos últimos anos, como o do réveillon de 2010 no município; e a Ilha Grande, onde houve deslizamentos e uma praia ficou soterrada - a Praia de Itaguaçu. A cidade está em estado de emergência devido ao volume de chuva.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!