Mendonça derruba sigilo de pagamentos de Vorcaro e Master

Documentos mostram transferências ligadas ao ex-banqueiro e serão analisados pelo Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira (15)

André Mendonça assume como ministro do TSE
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
André Mendonça assume como ministro do TSE

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou nesta segunda-feira (14) o sigilo da investigação que reúne informações sobre a rede de pagamentos do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do  Banco Master, após pedido do presidente da Corte, Edson Fachin . O pedido também havia sido  defendido pela PGR .

Os documentos registram pagamentos feitos pelo ex-banqueiro Daniel Vorcaro  e pelo próprio banco.

Pedido para liberar os documentos

No domingo (13), o ministro Alexandre de Moraes havia solicitado o levantamento do sigilo do processo, por reunir “elementos essenciais” para a sessão marcada para esta terça-feira (15), que analisará se será aberta uma investigação da Polícia Federal contra o ministro por suas relações com Daniel Vorcaro .

O ministro também pediu que os documentos fossem disponibilizados a todos os integrantes do colegiado antes da análise.

A autorização para a liberação do sigilo aconteceu após manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que considerou a medida necessária para entender todos os fatores envolvidos no julgamento.

Dados do celular de Vorcaro

Além dos documentos sobre os pagamentos, a  Polícia Federal entregou nesta segunda-feira (14) aos integrantes do STF os dados brutos extraídos do celular de Vorcaro. O compartilhamento total havia sido pedido pelo ministro Cristiano Zanin no domingo (13).

Mendonça, porém, se manifestou contra a abertura de todas as informações extraídas do aparelho. Segundo o ministro, a medida poderia “tumultuar” a sessão plenária marcada para terça-feira (15).


O julgamento deve analisar um relatório da PF que reúne 52 mensagens de Vorcaro a Moraes entre 2023 e 17 de novembro de 2025, data em que o ex-banqueiro foi preso.

Segundo o relatório, Vorcaro teria um contrato de R$ 131 milhões entre o Banco Master e o escritório da advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes. Em outro trecho, o ex-banqueiro teria buscado informações sobre uma operação da PF para prendê-lo junto ao ministro, porém, as mensagens de Moraes não foram recuperadas do celular.